DUCHESSES OU ÉCLAIRS

ESTES SÃO OS PRIMEIROS MAS FAREI MAIS PARA APERFEIÇOAR ,POIS NÃO FICARAM COMO EU QUERIA.
AO PROCURAR ESTE BOLO POR DUCHESSE NÃO ENCONTREI NADA MAS QUANDO PROCUREI POR ÉCLAIR ENCONTREI LOGO , A RECEITA VINHA COMO DUCHESSES MAS PENSO QUE QUASE TODA A GENTE OS CHAMA ÉCLAIR.


2DL DE ÁGUA 
2DL DE LEITE
100 G DE MANTEIGA
250 G DE FARINHA
60G DE AÇÚCAR
6OVOS


1 PACOTE DE NATAS
1C.(SOPA) DE AÇÚCAR EM PÓ
AÇÚCAR EM PÓ PARA POLVILHAR


UNTA-SE UM TABULEIRO COM MANTEIGA E FORRA-SE COM PAPEL VEGETAL QUE TAMBÉM SE UNTA.
LIGA-SE O FORNO (LIGO SEMPRE A 140ºC, POIS FICA QUENTE E TEM TÊNDENCIA A DESLIGAR-SE).


FERVE-SE A AGUA COM O LEITE E A MANTEIGA.
Á PARTE MISTURA A FARINHA COM O AÇÚCAR E DEPOIS JUNTA-SE TUDO DE UMA SÓ VEZ NO PREPARADO DE LEITE.
MEXE-SE COM UMA COLHER DE PAU ATÉ QUE A MASSA SE DESPEGUE DO FUNDO.
RETIRA-SE DO LUME E DEIXA-SE ARREFECER.
DEPOIS VÃO-SE JUNTANDO OS OVOS UM A UM BATENDO SEMPRE ATÉ FICAR UMA MASSA LISA.


COLOCA-SE MASSA NUM SACO DE PASTELEIRO ,COM UMA BOQUILHA FRISADA E TENDEM-SE OS DUCHESSES,ESPAÇADAMENTE NO TABULEIRO.
VÃO A COZER COM O TABULEIRO A MEIO DO FORNO ,CERCA DE 30 MINUTOS, SEM NUNCA ABRIR A PORTA DO FORNO.
DEPOIS RETIRAM-SE E DEIXAM-SE ARREFECER.
BATEM-SE AS NATAS BEM FIRMES JUNTA-SE O AÇÚCAR EM PÓ E BATE-SE MAIS UM POUCO.
DEITA-SE ESTE CHANTILLY NUM SACO DE PASTELEIRO .
FAZ-SE UMA INCISÃO NOS DUCHESSES, ABRINDO-OS LIGEIRAMENTE E RECHEIAM-SE COM AS NATAS.
POLVILHAM-SE COM AÇÚCAR EM PÓ.


FONTE/SEGREDOS DE COZINHA Nº1322 DE FEVEREIRO DE 2011

56 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Podem não ter ficado perfeitos amiga, mas olha que ficaram bem lindos...adoro...bjokitas

Guloso e Saudável disse...

Bom dia São,
Estes éclairs são uma verdadeira tentação, não entendo como quer aperfeiçoar o já perfeito... rsrs, ficaram lindos e deliciosos.
Beijo,
Vânia

Beth disse...

Para uma primeira vez posso dizer que ficaram mt bonitos estes éclairs so de olhar até cresce àgua na boca, jà comia dois!

Bjs

Fimère disse...

ils sont magnifiques ces éclaires et bien appétissants, je te piquerai volontiers quelques uns
bonne journée

Natércia disse...

São, ficaram um verdadeiro luxo eu adorei...um beijinho.

Ilda disse...

Tem muito bom aspecto!

garlutti disse...

HOLA AMIGA ...te han salido estupendas , mejor imposible se ven deliciosas hace tiempo que no las hago gracias por recordarmelas bsss MARIMI

jose manuel disse...

Magníficos, de verdad que lujo

Cidália disse...

Para mim ficaram perfeitos!
Beijinhos

Lurdes Losquinhos disse...

Estão lindos, já comia um.
Beijinhos

Ana Rita disse...

A minha mãe ama de paixão estes bolos!!Não resiste!
Ficaram lindos e perfeitos!
Bjoka
Rita

Sandra Reis disse...

São, mas para mim parecem quem não precisam ser aperfeiçoados. Estou com vontade de fazer, aqui em casa todos adoramos,
beijos

O Cantinho da Sophia disse...

Que maravilha! Acho que vou tirar um para o lanche :) Ficaram mesmo uma delícia.
Beijinhos e bom feriado

O Coração da Casa disse...

Eclairs, é asism que os conheco! E para primeiros, ficaram bastante bem. Eu não sei se conseguia fazer uns tão bons.
Beijinho.

Nay disse...

Seja qual for o nome, ficaram maravilhosos :)

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo disse...

Sao,
Eclair ou Duchesses só sei que ficaram com um aspeto delicioso... Também fiz uns a uns messes a traz, mas ficaram muito feios mas de sabor estavam bons. Tenho de treinar mais com o saco de pasteleiro : )

Beijinhos

Mónica Silva disse...

Ai São que delícia, para mim estão perfeitos, mas podes fazer mais e vem dar uma voltinha até ao Porto eheheheh

Beijinho

Marly disse...

Olá, São,

Tudo o que é preparado com massa choux fica com um aspecto bonito e saboroso, não é? rsrs. É o caso destes éclairs! Para mim eles ficaram perfeitos, não parece que são os teus primeiros.

Bjs.

Sofia Arcângelo disse...

Tive de tomar um momento para ver bem as fotos... têm um aspecto absolutamente fantástico!!!

mariana/receitas para a felicidade disse...

Perfeitos e muito gulosos Sãozinha, adorei

beijokas!!

Las Tres C disse...

Delicioso, aun no me he animoado hacer este tipo de bocados pero pronto los haré. besicos.

Salomé disse...

Pero que cosa más rica! Y de nata que me encantan y casi siempre se ven de crema.... Besos

Salomé disse...

Pero que cosa más rica! Y de nata que me encantan y casi siempre se ven de crema.... Besos

Amoridoce by coradinha disse...

Pára tudo!!! quero um por favor:) ai que pecado tao maravilhoso e booom:) ficaram lindos!!beijinhos

Mané disse...

gosto tantooooooooo

Divina Chita Brasil disse...

olá! Nunca provei, mas já vi em alguns filmes e tenho a curiosidade de provar! quem sabe não é agora!!!
Baci
cimara

life in paradise disse...

Que bom aspecto!
Posso levar um? :)
Beijinhos do Paraíso "."

Duxa disse...

Olá São:) mas que categoria de bolos, a meu ver estão muito perfeitos, em nada ficam atrás dos que se vêm nas pastelarias, parabéns, estão mesmo bonitos!
Beijinho.

Judith disse...

que delizia!!! esto e magro, no? jajajajaja. beijinhos

PINTA ROXA disse...

não posso vir aqui ver estas coisas...já engordei só de ver.
O pão com azeitonas, tambem tem cá un aspecto....lol.

Andréa disse...

SÃO,
ESTÃO PERFEITOS, O ASPECTO ESTÁ LINDO E DELICIOSO, DEU VONTADE DE COMER UM MONTÃO, RSRS.

BEIJOS ♥

galega na cozinha disse...

que tentação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

vou levar alguns comigo!!!

bjinhos

Carmen disse...

Hummmm Me encantan, sobre todo si van rellenos de nata.

Bss

mesilda disse...

Riquisimos!!!Quien los pillara...ñam..ñam...
Besets.

Margarida disse...

Uiiiiiii que bom Sao... nao importa o nome, importa sim que sa uma verdadeira tentaçao... que delicia!!!

Beijocas

Luisa Alexandra disse...

Ai mas que coisa tão gulosa!

Sofia.Lopez disse...

Olá São :)
Para mim estão um mimo, lindos e perfeitos! Acho que tens um toque bem especial para estas coisas, sem dúvida!
Beijinho e boa semana

Ginja disse...

Para mim, que nunca fiz, estão perfeitos São!
Lindos lindos.
Um beijinho.

Marta disse...

São! Para mim estão perfeitos. Uma verdadeira tentação que quase caí para o lado :) Bjs

Paula Torres disse...

Para mim fcaram perfeitos e se estivessem aqui a minha frente seria dificil resistr...

María disse...

Que maravilla,me encantan estos palos te han quedado de verdadero lujo. Un beso muy grande amiga
cosicasdulces.blogspot.com

Ángeles disse...

Están perfectos y muy apetitosos.
Tienen que llevar un trabajo muy grande pero seguro que mereció la pena.
Besos.

Josy disse...

Se pra vc não está perfeito pra mim está Sãozinha, o que não está perfeito é não poder provar um desse ai ai, que tentação, que delicia, que vontade hehehe. Adorei Bjocas

A Paixão da Isa disse...

eu adoro e gosto mt de fazer pois fica sempre mt bem em recetas de bolos e as tuas ficarao prefeitas muito bonitas as minhas preferidas sao as de café hummmm adorei as tuas bjs

Dolores - Mi Gran Diversion disse...

wooow que ricos!!!! Besitos

Gina acasadagigis disse...

Para mim estão perfeitos , adoro . Já comia um ;) , bjs e bom feriado!

Nárwen disse...

Ai...ai...que tentação...ficaram fantásticos!!! Tão deliciosos, tão provocantes...também quero...

Beijinhos

Anjo-de-Mel disse...

Com mt melhor aspecto do q os de pastelaria! Sou só eu, ou desde q começamos a fazer bolos, bolinhos e outros tipos de doçaria em casa, já olhamos p as vitrines c pastéis com ar desconfiado e, às xs, enjoado?... Bjinhos!

Léia Silva disse...

Caríssima
Eu também conheço essa receita como éclair!
Não sei o porquê que você não ficou satisfeita, pois o aspecto ficou muito lindo e com um ar de super saboroso!
Bjim
Léia

BlueShell disse...

aiiiiii...agora é que foram"elas"! Vou ter de levar comigo: é irresistível. Obrigada!
BShell

conceicao disse...

Ficaram bem giros, eu ainda não me atrevi a fazer.
São eu tenho um livro que tem a receita se quiseres mando-te.
Bjs

Isabel - Frabisa disse...

Te han quedado perfectos y con una pinta maravillosa y rica.

un besazo y buen día.

Tere disse...

Esto se ve riquísimo!!!!!!! ya la tenía pendiente la receta y ahora que la he visto en tu blog muchas más ganas me entra de hacerlas, besos.

Irenes Leckereien disse...

Hummm, sehen die lecker aus, am liebsten würde ich mir eins wegnehmen ;o))
Liebe Grüße,
Irène

Alice disse...

Querida São, duchesses ou éclairs, chamem-lhe o que quiserem que eu se pudesse chamava-lhes era um figo!!:D
Imagino se tivessem saído como tu querias, acho que me afogava em baba:) lol
Beijocas e bom feriado!

Diogo Marques disse...

Não interessa o nome...interessa sim que deve ser uma maravilha! :D