CLAFOUTI DE CEREJAS

As cerejas já  andam ai esta é  aminha primeira sobremesa com elas .
Tenho comido bastantes mas fazer sobremesa esta foi a primeira.
Como não tinha formas de queques usei estas que eram de gelados.




                                              50g de farinha sem fermento
                                            2c.(sopa) de açúcar fino
                                           raspa de 1/2 limão
                                            40 g de vaqueiro liquida
                                            1ovo e
                                             1 gema
                                              150 ml de leite
                                           20   cerejas
                                         açúcar em pó para polvilhar




Peneira-se a farinha para uma taça e junta-se o açúcar e a raspa de limão.
Junta-se a manteiga  e o ovo inteiro e a gema .
Vai-se depois aos poucos misturando o leite até formar um creme.
Deixa-se repousar cerca de 30 minutos.
Unta-se as formas  com manteiga.
Descaroçam.-se as cerejas e dividem -se pelas quatro formas.
Colocam-se as formas num tabuleiro e vai ao forno cerca de 5 minutos.
Depois retira-se e deita-se o preparado rapido para que a massa fervilhe na manteiga quente.
Coze cerca de 20 minutos até crescer e ficar douradinho.
Retira-se e polvilha-se com açúcar em pó.


Fonte/200 sobremesas deliciosas

63 comentários:

PINTA ROXA disse...

mas nós somos mesmo assim, improvisamos e olha que feitos nas taças de gelado ficaram muito bonitos.
O que eu queria mesmo era provar um...lol.

María disse...

Te han quedado deliciosos. Me encanta esa idea de hacerlos individuales. Me encantan las cerezas y en este postre quedan deliciosas. Besicos.
cosicasdulces.blogspot.com

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

tudo por aqui é sempre lindo e delicioso com certeza!!
beijo

anapaulaml disse...

olá,

Que engraçado, nunca tinha ouvido esse nome e neste preciso momento estava a ver um blogue tinha uma espécie de tarte de cereja, com este nome e nem de propósito venho ver a lista e deparo-me com a tua receita, que lindos estão. Individuais ainda me parecem melhores.

beijinhos

Alice disse...

Olá São:)
Olha, eu adorei a forma como os serviste, ficam lindos nessas taças de gelado! E parecem-me deliciosos, essa última foto com a colher a mostrar o interior está de fazer babar!! Nunca provei clafouti, mas de certeza que vou gostar, então com cerejas, que adoro!!
Beijinhos e bom fim de semana:)

Guloso e Saudável disse...

Olá São,
A minha receita de clafoutis é um pouco diferente, mas o resultado é igualmente uma deliciosa sobremesa, ficaram lindas.
Beijo,
Vânia

Pilar disse...

Me encanta, si lleva cerezas siempre me gusta. Suerte con el partido de fútbol. En casa estamos con Portugal, nuestros vecinos.
Besos

mavi-saboreandoconmavi disse...

Que postre más delicioso!! Me encantan las cerezas y así en esos vasitos me parecen estupendos!! Besos ;)

Kati Monteiro disse...

Adorei as taças de sorvete! Elas tem mais é que servir para alguma coisa!
E o clafoutis de cereja é bom mesmo, com tantas que vemos por ai!
Beijos

luci disse...

Que delícia e ficou lindo beijos

kika disse...

Que aspecto mais fantastico!!! bjks

Josy disse...

Sãozinha nem precisou forminhas de queques pra ficarem lindos seu clafoutis de cerejas. Que delicia. Adoro cerejas e as suas estão tão vermelhitas devem estar super docinhas. Bela receita minha amiga. Bjocas. Bom final de semana

jose manuel disse...

Que idea más buena lo de hacerlo para cada uno.

Saludos

A Delicodoce disse...

Qua martavilha e que simplicidade!!
Adorei como sempre ;))
Beijinho

Mónica Silva disse...

São tão lindos que ficaram estes potes dos gelados com clafouti com um aspecto cremoso, uma delicia!

Beijinho

JotaSousa disse...

Ultimamente ando com um desejo por cerejas ... E agora vejo aqui esta sobremesa .... Que delicia!!!
Próxima compra, cerejas :D

Uma pitada de sal, duas de carinho disse...

Ai cerejas, irresistíveis=) esta sobremesa também=) beijinhos

Artes da Mel disse...

Nao conhecia esta receita, gostei muito!
Bjossss
Mel

Rosendo Hurtado disse...

Adoro este postre! La presentación individual me ha encantado! Enhorabuena!

Gisela disse...

São, eu acho que essas tacinhas ficaram divinais, são bonitas e o conteudo está fantástico
Um beijinho e bom fim de semana

Lidia Segura disse...

Unos pastelitos deliciosos.
Besitos.

O Profeta disse...

Convido-te a conhecer um Homem de papel
Convido-te a olhá-lo num espelho de água

Mágico beijo

Diogo Marques disse...

É uma receita tão boa e bonita :) Essa textura é absolutamente divinal :)

Ficaram bem bonitas essas tacinhas :) Parabéns!

tila disse...

São,uma óptima alternativa ao clafouti de cerejas. Não conhecia esta receita. Vou guardar. Adorei o aspecto.
Bjkas

Teresa disse...

Tengo las cerezas en la nevera y estaba pensando en hacer esta receta, me gusta la idea de hacerla en formato individual!!
Te ha quedado genial!!!
Besitoss

rubi disse...

nunca he comido este postre pero llevo unos dias viendolo en algunas paginas de blogueros me animaré hacerlo parece rico saluditos!!!!!!!

Ángeles disse...

Me encanta la clafoutis.
La forma en que la has presentado es genial, queda muy bonita y más cómoda que en una tarta grande.
Un beso.

Sabor no Prato disse...

Oi São. Que lindo e que saboroso. Gostei.

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com

Ondina Maria disse...

Por cá tem havido fartura de cerejas (e morangos!) pelo que as temos comido com gula. Ainda estou a ponderar fazer um doce de cereja, mas elas têm sido tão boas que o melhor elogio é comê-las aos natural :)

Mãos de prata disse...

Tão bonita esta sobremesa, com um aspeto delicioso.Só posso imaginar o sabor que se adivinha pelas fotos,uma autentica perdição.
Bjs
Márcia

Luisa Alexandra disse...

Que deliciosa sugestão, mesmo boa!

La Cocina De Adita disse...

Muy ricos te han quedado y jugosos, me encantan besos

sofiaaurora disse...

Que ricos y que bonitos te han qudado, besos

Duxa disse...

Olá São, para mim a forma como as serviste( nessas tacinhas) está maravilhosa, dá-lhes aquele ar rústico que eu tanto gosto, adorei a receita.
Beijinhos.

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Mas que maravilha amiga, ficam tão fofinhos assim....bjokitas

A Paixão da Isa disse...

eu gosto mt de doce e assim em copinho ficaram mt bonitas parabens tens mesmo mt boas edeias bjs bom domingo

Paula Torres disse...

Adoro Verão por inumeras razões mas uma delas e sem duvida a variedade de fruta que temos a disposição inclusive as cerejas e esta e uma excelente sugestão para as comer.

Maribel - Belmari disse...

Buenísimo y la presentación me ha encantado!!
Un beso Sao

mesilda disse...

Riquisimo!Me encanta la presentacion asi en individual queda chulisima.
Bessets.

Piescu disse...

La presentación en moldes individuales me parece una buena idea. Tienen una pinta deliciosa.
Besitos
rosa

Catarina Sá disse...

Olá São! Ficaram lindos :) e com um aspecto tentador!

beijinhos e bom domingo

SUSANNA disse...

Hola guapa tu

Em sembla una USper bon aidea aquesta de per porcións indivials, anoto, je,je,

mil petonets SUsanna

Léia Silva disse...

Oi querida
Por aqui também estamos com muita fartura de cerejas e eu adoro!
Também fiz clafouti um dia desses, mas nem sei quando publicarei, pela falta de tempo!
Adorei a tua receita colocada em potinhos individuais!
Ficaram com um aspecto lindo.
Te desejo uma linda semana.
Bjim
Léia

Romy Almeida disse...

Ficaram perfeitos :)
Adorei a apresentação!!

Bjokas

MªJosé disse...

te ha quedado fantástico que bonita la presentación.
besos
feliz domingo

Ginja disse...

São, adorei como os serviste nessas tacinhas lindas de gelado!
Adoro clafoutis de cerejas. Mas é mesmo raro fazer sobremesas com elas, porque prefiro comer ao natural e é tão difícil parar de comer :) Mas este ano já consegui fazer o crumble e aprovei.
Lindo!
Um beijinho e bom domingo.

Joana disse...

Parece uma delicia! Quero mesmo experimentar um este doce, que fica com um aspecto óptimo!

Diana disse...

Simplesmente não consigo ter nenhum comentario perante essa delícia
bjos

VOVÓ CRISTINA disse...

São ...adorei! Ficaram lindos, não conhecia esta sobremesa, será que posso fazer com morangos? OU a tradição é de cerejas? Fiquei curiosa.

Bom domingo! Beijos.

Cindy disse...

Sao, ficaram lindas essas tacinhas,bonita apresentacao amiga!
beijinho

Carmen disse...

Muy buena idea la de hacerlos en moldes individuales.
Las cerezas son mi fruta preferida y si además las hacemos en claufotis, el gusto es mayor. ¡Una delicia y una textura magnífica!

Buen domingo

Regina Fernandes disse...

Minha amiga, nem precisava de forminhas especiais, pois ficou de dar água na boca seu clafouti. Molhadinho e bem guloso!
Bjinhos com um ótimo domingo. RE

Babette disse...

Adoro cerejas! mas nunca consigo que sobrem para outras utilizações!
Babette

Dolores - Mi Gran Diversion disse...

Una pinta estupenda.... Bss

Andréa disse...

Querida São,
a sua sobremesa está perfeita, vc sempre capricha e nos deixa com água na boca!

Beijos ♥

Andréa disse...

Querida São,
a sua sobremesa está perfeita, vc sempre capricha e nos deixa com água na boca!

Beijos ♥

Borboleta disse...

Que óptimo aspecto, deliciosos!!!!

Angie disse...

Yo lo suelo hacer con frambuesas, pero éste se ve delicioso también! Besitos, Sao.

Chelo.-Cogollos de Agua disse...

Que delicia!, hoy he hecho yo dos postres con cerezs, este será el siguiemte, estan tan ricas, aprovechemos antes de que se acaben.
Un beso

Moranguetes disse...

Olá São ! Ficaram lindos e deliciosos. Grande receita ! Gosto mesmo de vir aqui, tens sempre deliciosas e originais receitas.
Um beijinho e boa semana.
Moranguetes
(Ideias cá de casa)

Leonor disse...

Já fiz de morangos mas a minha receita é diferente. De cereja deve ser delicioso.
Beijinhos

Blog do Chocolate disse...

São, já uma vez fiz "clafoutis" de cereja, mas de forma diferente da tua !
A tua parece-me óptima, um aspecto divinal, vou anotar a receitinha !
Beijinhos, boa semana

www.blogdochocolate.com

M & M disse...

Que bom aspecto que tem...e eu adoro cerejas ... beijinho