Bolo estrela

Esta receita vêm na revista Mulher Moderna na Cozinha deste mês, apesar de não ter ficado como eu queria cá esta ele.
As minhas estrelas ficaram maiores e o creme de chocolate ficou mais claro .
Fiz umas mudanças na massa menos ovos e menos açúcar.
Um bolo de natal...



Bolo:
4 ovos
50 g de açúcar
50 g de manteiga amolecida
80 g de farinha

Creme de chocolate:
7 folhas de gelatina
100 g de açúcar
40 g de farinha
2 ovos 
2 gemas
5 dl de leite
400 g de queijo-creme(2 embalagens)
1 chávena(café) de café forte
3c.(sopa) de chocolate em pó



Liga-se o forno e forra-se um tabuleiro com papel vegetal que se unta.

Batem-se os ovos até ficarem bem cremosos, junta-se o açúcar e bate-se mais um pouco até ficar bem fofo.
Envolve a manteiga e por fim a farinha.
Verte-se a massa no tabuleiro e vai a cozer cerca de 15 minutos, retira-se e vira-se sobre uma superficie polvilhada com açúcar.
Corta-se o bolo com um cortante em forma de estrela e as aparas reservam-se.

O creme
Demolham-se as folhas de gelatina em agua fria.
Num tacho ,junta-se o açucar com a farinha ,os ovos e as gemas e o leite.
Vai a lume brando ,mexendo até engrossar,retira-se e juntam-se as folhas de gelatina espremidas,mexendo bem até que se dissolvam.

Coloca-se o queijo-creme numa tigela e bate-se até ficar cremoso.
Envolve-se o creme anterior já frio aos poucos mexendo sempre.
Junta-se o café  e mistura-se  bem ,por fim adiciona-se o chocolate em pó e reserva-se.

Forra-se o fundo de um aro com pelicula aderente e o interior com tiras de acetato.
Aquece-se um pouco de leite e passam-se as estrelas uma a uma pelo leite e e colocam-se ao acetato e reservam-se as restantes.

Preenche-se o fundo do aro com as aparas de bolo e verte-se o creme por cima, alisa e vai ao frio de preferência dum dia para o outro.

No momento de servir retira-se o aro e as tiras de acetato.
Decora-se com raspas de chocolate as restantes estrelas e pôs ainda uns coraçôes.

Fonte/ Mulher Moderna na Cozinha - Dezembro 2012

86 comentários:

Su M disse...

Bom, eu não vi o da mulher moderna, mas devo dizer que acho este fantástico :D
Adorei e sim, um bolo de Natal perfeito!
Beijinhos

Marta disse...

Bom dia São!
O bolo ficou lindo, parece uma coroa! Gostei muito.
Beijinhos

La cocina de mi abuelo disse...

muito bom, ficou moi lindo

Lurdes Losquinhos disse...

Ficou lindo e com um aspeto delicioso.
Bjs

ТАНЯ ГОЛЕВА disse...

Mas que linda! A decoração está mesmo fantástica!

Kati Monteiro disse...

Nossa, que lindo!
Digno de uma festa. Parabéns!
Beijo

Cady Trindade disse...

São,
Ficou com um aspeto delicioso e original!
Bjs

Luisa Alexandra disse...

Que formato tão bonito!

cocinandosabores disse...

¡Que tarta tan bonita! me gusta mucho, Un besito

cocinandosabores disse...

¡Que tarta tan bonita! me gusta mucho, Un besito

Carla Sofia disse...

Ficou lindo,

Adorei, essa decoração até flui ideias para outros pratos.

Beijinhos

Carla Sofia
http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

Nizz disse...

Que bonito que fica, São, gostei muito! O creme no fundo é parecido com o de um cheesecake, não é? Deve ficar muito bom :)
Beijinhos
Inês

Guloso e Saudável disse...

Bom dia São,
É uma apresentação original e linda, ótima receita deliciosa, muito inspiradora.
Beijo,
Vânia

Milena Poptoleva disse...

Прекрасно аранжиране на десерта!Поздравления:)

Marlene Teixeira disse...

Está linda a tarte! :)

E deve ser muito boa...ai a minha gula ;)

Bjs

Miquel disse...

que original y que bonito te ha quedado ademas de bien bueno¡¡
beso

Candy Love disse...

Olá
Não ficou como queria mas para mim ficou maravilhoso! ;)
Beijinhos

Receitas de Sedução disse...

Adorei! Mesmo original. Ficou lindo lindo. Tens sempre ideias fantásticas. Parabéns!

Beijinhos

FAZENDO ARTE disse...

Olá São, o bolo ficou lindo e com uma decoração bem diferente!
Beijos, Oslaine

Kelinha disse...

Mas que delícia!

Ana Claudia disse...

que lindo bolo, um capricho.
Beijinhos,
Aninha

Carla Oliveira disse...

Adorei a sugestão!
beijinhos

Bego disse...

Qué bonita Sao , me gusta mucho la presentación y el sabor ya me imagino como tiene que estar de rica.
Besinos.

María Jesús disse...

Un pastel fenomenal y además yo aparte de verlo como estrella lo veo como corona…..

Brisa Maritima disse...

Eu vi esse bolinho, São, e achei muita graça ! ;)

O teu ficou lindo muito apropriado para a época !

Beijinhos

celiasesteves disse...

Eu Não o vi na revista, mas o teu está com muito bom aspecto e de certeza que era delicioso. bjito

Alice disse...

Ficou tão encantador, Sãozinha! Eu não vi o da revista, mas o teu ficou bem bonito! E depois vendo como fica o interior, deve ser uma perdição!!
Beijinhos grandes e boa semana:)

Marisa Vlasic disse...

Oi São, o bolo ficou lindo, com um formato diferente e original !! Adorei !!

Beijinhos
Marisa

Fê Dayrell disse...

Fiquei literalmente sem palavras com a beleza e gostosura deste bolo...
Assim vc judiou muito de mim.
bjo

Duxa disse...

Tão bonito São! Por acaso ainda não tive tempo de comprar a revista, para ser franca nem a vi, ando num corre corre desgraçado.
Além de bonito deve ser uma delicia.
Beijinhos.

Moranguetes disse...

Está lindo São !!! Também comprei a revista este mês e até acho que o teu está muito mais bonito.
Beijokas.

Ratolinha disse...

Ficou 5 estrelas esse bolinho. Maravilhoso mesmo. Dá mesmo vontade de dar uma trinca.
bjinhos

Joana disse...

Eu acho que ficou mesmo perfeitinho São, está tão bonito :D

Beijinhos e um bom resto de dia :D

saboracasa disse...

Olá São,

Ficou com uma apresentação lindissima!

Um sucesso de certeza

beijocas
Paula

Marisa disse...

Olá
Não faço ideia de como era suposto ficar, mas acho que está com uma apresentação fantástica!

Beijinhos,
Marisa
http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

Mi toque en la cocina disse...

IMPRESIONANTE. Me parece una tarta perfecta para las fechas de celebración que se aproximan.
Un besito desde Las Palmas.

Sory Escudero disse...

Es perfecta para las fiestas,tiene un aspecto fabuloso.
Besitos

Anjo-de-Mel disse...

Q lindo! Mesmo um bolo adequado à época natalícia... Bjinhos.

Les Saveurs de Beth Martins disse...

Lindo..lindo, parabens amiga excelente realização ficou 5* deve ter ficado uma delicia!

Bjs

Papoila disse...

Que bolo tão original e lindo.
Uma bela sobremesa para o Natal.
Bjs
rosario
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

Carmen disse...

Qué bonita y original, además de riquísima. Me gusta mucho tu propuesta.

Un beso

Um toque de canela disse...

Bolo lindo e original! Gostei muito! Beijinhos
Paula

Romy Almeida disse...

Que otima sugestão para compor a mesa da consoada :)
Ficou perfeito e deve ser uma delicia :P

Bjokas

Léia Silva disse...

Querida São
A cada dia encanto-me mais e mais com os teus doces!
O cuidado que você tem com a apresentação me encantam!
Parabéns pelo teu lindo bolo estrela.
Bjim
Léia

luci disse...

Que delícia e ficou lindo parabéns eu quero uma fatia
beijos

Marly disse...

São,

O bolo (cheesecake) deve ter ficado muito saboroso e o aspecto é muito atraente e festivo!

Beijo

Ricardo Tiago disse...

ora aí está alguma coisa que me enche verdadeiramente as medidas.
Lindo.
Beijinhos

Maria Falé disse...

Que bolo bonito, deve ser uma delicia :)

jose manuel disse...

Que bonita y además debe de ser una delicia.

Saludos

A Delicodoce disse...

São,
Tão Lindo!!!
As suas mãos são de fada!
Beijinho grande.

Cuca disse...

Ficou lindo, lindo!!! Adorei... Acredito que esteja tão ou mais saboroso que o da revista :)

Beijocas*

Gina disse...

São
Que maravilhosa idéia, para o bolo de final de ano.
Ficou lindo e muito original.Amei!
Beijinhos da Gina

luna disse...

Tu si que eres moderna jaja!!!! Vaya cake mas elegante, da gusto verlo y me imagino que dará más gusto comerlo!!!! Me encanta la estrella, pero la que tu tienes!!! Un besito.

Xana disse...

Ficou mesmo lindo!!! Ainda não comprei a mulher moderna deste mês, agora que vejo aqui esta receita :)..
Ai deste-me apetites!!!
beijinhos

Pilar disse...

qué navideña tu tarta, es una preciosidad
Besos

Silvia disse...

Precioso y delicioso bizcocho.

Besos.

Pilar. Cook and Spoon disse...

Te ha quedado precioso y es muy apropiado para las Navidades. Gracias por la idea. Besos.

Ginja disse...

Eu não vi o da revista São, mas o teu está lindo mulher! Aliás, não fazes nada que fique mal :)
Que bolo lindo de natal. Delicado e diferente dos tradicionais, para animar as festas.
Um beijinho.

Mesilda disse...

Que presentacion mas bonita Sao!Es perfecta para estas fiestas.
Besets.

What's for dessert? disse...

Beautiful!!

Lylia disse...

Que doce mais lindo, São! Ideal para o Natal.
Adorei!
Bj,
Lylia

Josy disse...

Sãozinha a mim, ficou perfeito, lindo, delicado, maravilhoso. Adorei. Imagino ele na mesa de Natal que lindo vai ficar. Amei amiga. Bjocas

Renata Boechat disse...

Que obra de arte minha amiga!

Lindíssimo este bolo de estrelas,

Parabéns!

Uma pitada de sal, duas de carinho disse...

Que lindo bolo de natal, que delícia=)Ai São, é cada maravilha que tu fazes, fico sempre a salivar=) beijinhos

Anni disse...

Que original São!!Que estrella más bonita!!
Besitos

Mary disse...

Precioso, ideal para las fiestas navideñas y ese corte se ve delicioso. Tomo nota, qué buena pinta!!!

A Paixão da Isa disse...

engraçado tb vi estava para o fazer este fim de semana o teu esta mt bonito gostei mt parabens pois pelo o que vi nao me parece ser la mt facil mas o teu esta 5* bjs

Encarnita disse...

Precioso y seguro que muy rico.besinos

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Olá São, para mim está perfeito!! Está fantástico!

beijinhos

Belinha disse...

Ficou bem bonito e de certeza muito bom.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.com

Milia disse...

No se como es la de la revista Sâo, pero la tuya me encanta, me parece preciosa y riquísima.
Un bico

Diogo Marques disse...

Um bolo de natal e não só!! É mesmo de se ficar a ver estrelas :)

El pucherete de Mari disse...

Qué bonito bizcocho y que rico, la presentación es perfecta para prepararlo en Navidad, además tiene que estar delicioso.
Me ha encantado tu receta.
Un beso enorme

Sabor no Prato disse...

Que bolo lindo! Parece um recheio bem saboroso!!

Abraços, Fabiana.

María disse...

Sao que delicia, y como tiene que adornar una mesa de navidad, te ha quedado espectacular, me llevo la receta. Un abrazo amiga

Josecarlos Martinez Peralta disse...

rica receta

http://mesequemalaleche.blogspot.com.es/

nieves disse...

Una receta de Navidad para adornar la mesa más exigente. Muy bonita y seguro que deliciosa.

Un besín.

Cucharadas de placer disse...

Una preciosidad de tarta!!!
que original con las
estrellas, se ve muy rica.
Muchos besos.

Aida disse...

oh que lindo de morrer! adorei e deve ser divinal!!!
beijos

Histórias e Aromas disse...

Ficou lindo!
Para não falar no interior, esse recheio deixa agua na boca :)
Beijinho!
Cláudia

Verdinha disse...

Tao lindinho :) Eu nao sirvo para fazer bolos bonitos, sou um desastre ehehe, ja tu tens imenso jeito!

Pilar Hernández disse...

Que linda presentación. Preciosa.

Ángeles disse...

Es una preciosidad; perfecto en cualquie mesa de navidad.
Un beso.

Salsa Verde disse...

Uma sugestão de Natal lindíssima e que deve ser bem deliciosa!!
Beijinhos,
Lia.

Nieves disse...

Hola Sâo!! Que recetas mas ricas estoy viendo! Este pastel se ve estupendo.

Un beso grande.
Nieves.

Jota disse...

Mas que bonito bolo!
Fantástico, para figurar, na mesa de natal. :)

Jota
http://searchncook.blogspot.pt/