CHUTNEY DE FIGOS





Há muito que queria fazer chutney e um dia destes aproveitei que tinha figos e pesquisei uma receita.
A minha escolha foi para a receita do Figo Lampo fiz metade da receita visto que vai ser só para mim pois apenas eu gosto de figos.
Não usei três ingredientes porque não tinha, mas mesmo assim gostei muito.
Servi com queijo brie, ficou uma delicia.
Mas vou expermentar com uma carne assada....

INGREDIENTES:

400 de figos
75 ml de vinagre de morangos (aqui
100 g de açúcar mascavado escuro
1 cebola pequena em rodelas finas
1 c.(café )de gengibre em pó
1c.(sobremesa)de raspa de laranja
1 pau de canela
flôr de sal
pimenta preta



Num tacho colocam todos os ingredientes menos os figos.

E leva-se ao lume até ferver ,baixa-se o lume e deixa-se reduzir.
Cortam-se os figos em bocados pequeno e junta-se ao preparado anterior.

Deixa-se cozinhar cerca de 35 minutos.
Coloca-se o chutney num frasco esterlizado fecha-se e vira -se com a tampa para baixo.
Conservar num local fresco.

57 comentários:

Cozinha Caseira disse...

Olá São

Que belo chutney :-)

E logo de figo que eu tanto gosto!

Beijinhoss

Sílvia Martins disse...

Deve ser uma delícia! Adoro figos...e esse chutney ficou lindo.
Beijinhos

Sílvia Martins
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

Iza disse...

Um chutney com um aspecto fantástico! ;)
Bjs

Ana Silva disse...

Parece mesmo muito bom! :)
Beijinho

Miguel Hinojosa disse...

Espectacular y las fotos son preciosas.

Besos
Miguel
lareposteriademiguel.com

Natercia Ramalho disse...

São ficaram lindos como sempre...um beijinho.

Luisa Alexandra disse...

Ficou com um aspecto fantástico!

Laura - queteapetecehoy disse...

Ooooh que rica!!!! La tengo que preparar, peeeero tengo una duda, que es el ginger??? Mmmm gengibre?? O es otro tipo de especie?? Mmmmm quiero hacerla! Se ve deliciosa y seguro que está buenisima!! Un beso

Laurel y Menta disse...

Una receta de higos imprescindible para amantes de esa fruta como nosotras.
El aspecto es maravilloso y con el queso brie, un bocado exquisito.
Un beso.

Esther Outón disse...

Hola Sao ii delicioso y que textura me encanta oohh.....besitos

Raquel Alabaça disse...

Ficou uma consistência tão bonita!

Maria Teresa Aleman disse...

Uhmmmm Sao, adoro los higos y este chutney te ha quedado maravilloso!!
Bss

Maribel disse...

Ummm que delicia Sao, me encantan los higos y este chutney encima de una tostadita tiene que ser un lujazo!!
Besos

Brisa Maritima disse...

Tem muito bom aspecto e uma cor linda !
Também nunca fiz,um dia experimento !

Beijinhos

Xana Bértolo disse...

Nunca provei chutney, mas gostei mesmo mto do aspecto :) Parece-me perfeito para acompanhar um queijinho!!
beijinhos

Delicias Baruz disse...

Una exquisistez, me quedo con la receta. Un abrazo, Clara.

Sabor no Prato disse...

Oi São. Fica uma sobremesa bem bonita!

Abraços. Fabiana.

Marisa Valadas disse...

Adoro o aspecto, deve ficar fabuloso com queijos

Petiscos e Miminhos disse...

Uau, perfeito!!!
deve ficar mesmo,mesmo bom :)
tenho de experimentar.
beijinhos

Susana Machado disse...

Delicioso!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Maísa Commans disse...

Nossa, ficou um espetáculo! Uma sobremesa de dar água na boca...beijão

Fátima Fonseca disse...

O teu chutney ficou lindo!
Ontem fiz de tomate e gengibre.

Rosa, disse...

Todo un lujo de postre, se ve delicioso.
Muxus

Guloso e Saudável disse...

Bom dia São,
Gostei muito da receita, o chutney ficou com uma linda cor e a consistência perfeita, imagino várias formas deliciosas de saboreá-lo.
Beijo,
Vânia

Pilar disse...

Ideal , me encantan los chutneys con todo, queso, cerdo
Besos

Mesilda disse...

Madre mia,esto tiene que estar de vicio....me encanta!!!
Besets.

Catarina Sá disse...

Olá São!

Nunca fiz ou provei chutney, apesar de ter cá em casa um livro dedicado a esta iguaria. O teu ficou com excelente aspecto e com figos, fruta que adoro!! obrigada por partilhares.

beijinhos

What's for dessert? disse...

Perfect!

sandra neiva disse...

Olá São,
eu adoro figos mas os de casa ainda estão verdes, tens um potinho muito bonito e com tão bom aspecto e eu que adoro chutney com requeijão, hum deliciosa esta tua sugestão.

beijos

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Gosto muito de chutneys... este deve ser delicioso! Tem um aspeto excelente.
Beijinhos

Mi Ka disse...

Me gusta mucho, tiene muy buena pinta! Un besito, Sao!

Mary Piñeiro disse...

Qué buena pinta tiene. Fabuloso para tomar acompañando al queso, qué rico!!!

Romy Almeida disse...

Agora fiquei com água na boca :P
Esse chutney tem uma excelente aparencia... acho que vou ver se arranjo uns figos para fazer eheh

bjokas

Cocina con vistas disse...

Delicoso Chutney, yo suelo preparar mermelada de higos e higos en almibar, pero chutney nunca he preparado así que...gracias por tu receta. Bss

Esmerαlđα• [Recelanđia] disse...

Exquisito Sao, me encantan los higos y en versión chutney me parece perfecto!!
Un besito

jose manuel disse...

Que rico, se ve estupendo.

Saludos

Cuchy disse...

Qué buena receta! Me encantan los higos de todas las formas, me la apunto para hacerla.
Un abrazo.

Aline - Receitazada disse...

Primeira vez que ouço falar neste nome. Não imagino o gosto, mas a aparência está perfeita e de dar água na boca =)
Beijãooo

Thermo Alicia disse...

No soy yo de higos pero a la familia le encantan, me llevo tu receta.
Besazos.

Miguel Hinojosa disse...

Sao, tus recetas son siempre deliciosas y muy apetecibles....buenisima!!!!
Besos
Miguel
lareposteriademiguel.com

Miquel disse...

delicioso Sao este chutney
Buen finde
Bss

sofiaaurora disse...

Tengo unas ganas locas de hacer chutney y este me parece francamente bueno, besos
Sofía

Majes disse...

Me encantan los higos!Tengo que hacerme con ellos y probar este chutney.

Bicos.

Adita Donaire disse...

Que rica con el queso ¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡me encanta besos

Raúl García disse...

Guauuuuu!!
Menuda pinta, y que color!! Seguro que es realmente delicioso, creo que no me podría resistir a tomarlo como lo has presentado, con un buen trozo de queso!!
Un abrazo!

Cuca disse...

Nunca fiz chutney e gosto muito de chutney de manga, mas nunca provei de figo! Tem óptimo aspecto :)

Beijinhos*

Isabel Patrício disse...

Deve ter ficado muito bem com o queijo.
Nunca fiz mas já comi com carne e adorei
Bjns
Isabel

Encarnita disse...

Adoro los higos y este chutney me parece delicioso.besinos

El Hada de las Tartas disse...

Me encanta! Tiene que estar delicioso! Un besito:)

O Barriguinhas disse...

Adoro Chutney e então de figos nem se fala... o teu ficou excelente!

Inês Ginja disse...

Olá São,
que saudades de cá passar :)
Adoro figos e adoro chutney de figos. Ficou com uma cor linda, e a pedir paar ser devorado!
Um beijinho.

Bel disse...

Olá, São, que doce mais rico e sofisticado. Para comer com um queijo brie é tudo de bom!A foto ficou de dar água na boca!
Bjoss

Paula Vieira disse...

Ficou lindo em cima do queijo deve estar divinal.

Bjs.

Paula

Bombom disse...

São, que bela ideia fazeres um Chutney de Figos! Eu só aprendi há poucos anos quando visitei os meus filhos e netos que vivem em Inglaterra. Na verdade, os chutneys levam sempre bastantes especiarias, ou não fossem originários da India, com quem os ingleses aprenderam.
Este teu está bastante simples, aromático e fácil de fazer. Vais ver que se experimentares acompanhar carne assada ou grelhada com ele, vais gostar de certeza.
Há dias fiz uns "pastéis" inspirados nas tuas Tarteletes de Salsicha e Queijo. Como não tinha alguns ingredientes (nem requeijão nem salsichas) fiz com bacalhau e resultaram uns "bolinhos" tipo queques muito bons. Um dia destes ponho-os no Meu Estaminé, com um link para o teu cantinho. Um abraço da Bombom

Salsa Verde disse...

Eu adoro figos e este chutney est\a com um aspecto excelente mesmo!!
Beijinhos,
Lia.

Rosa Santos disse...

Olá São!
Adoro chutney e este de figo deve ser uma delicia. Com uma cor e aspecto que convida.
Beijinho

Margarida disse...

Olá São!
O teu chutney ficou com um aspeto fantástico!! Obrigada por teres experimentado. Com queijo brie derretido sobre massa folhada fica uma delicia!
Um beijinho