SOPA DE LENTILHAS - DIA UM...NA COZINHA



Chegou mais um Dia um ...Na Cozinha e desta vez o tema são as sopas.
Confesso que muito raramente como sopa .

A minha escolha foi para uma sopa de lentilhas, foi a primeira vez que fiz e gostei muito.




Ingredientes:

lentilhas verdes biológicas
alho françês
cenoura
azeite
tomate pelado
caldo de legumes
sal
pimenta
vinagre balsámico


Cozem-se as lentilhas cerca de 20 minutos.

Corta-se o alho françês em rodelas finas, corta-se a cenoura em cubos e vai alourar em azeite.
Quando estiver no ponto deita-se um tomate pelado cortado em bocados e um pouco do molho da lata.
Deixa-se cozinhar uns minutos ,mexendo de vez em quando.

Juntam-se as lentilhas já escorridas e rega-se com caldo de legumes,tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar até levantar fervura.

Por fim junta-se um pouquinho de vinagre balsámico ,deixa-se apurar e esta pronto a servir.

39 comentários:

Susana disse...

Eu e as lentilhas não nos entendemos muito bem... mas fiquei tentada a fazer esta sopa! Beijinhos!

Belocas disse...

Gosto bastante de lentilhas.
É uma ótima sugestão para este dia de inverno. Bem reconfortante.
bom fim de semana
Bjs

Josy disse...

Sãozinha querida, e cá cheguei. Ainda estou inebriada com tantas delicias que estou vendo. Adoro lentilhas, de todas as formas, e em sopa ficam divinais. Sua sopa ficou com uma cor linda, parece muito apetitosa. Mais uma bela participação. Beijinhos, ótimo final de semana

Ana Teles | Telita disse...

Nunca experimentei lentilhas. Ando muito curiosa em fazer uma sopa com elas. Um dia destes, experimento.
Adorei a sugestão!

______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha

Xana Bértolo disse...

Mas que sopa apetitosa!!! Adorei o aspecto, e nunca provei lentilhas mas provava já!!!
beijinhos

Mary Luz Piñeiro disse...

Increiblemente apetecible, deliciosa y reconfortante, me encanta!!!

Paula disse...

Não sou a maior fã de lentilhas mas confesso que as fotografias ficaram lindas e a sopinha tem muito bom aspecto. Acho que vou mesmo experimentar.

Beijinhos
Paula

http://cookit-simple.blogspot.pt

Leonor disse...

Tem tão bom aspecto, São! Nunca experimentei lentilhas.
Beijinhos

Joana disse...

Nunca experimentei sopa de lentilhas mas esta tua está com um aspecto fantástico :)
Eu costumo comer regularmente! Confesso que no Inverno sabe-me mesmo bem uma sopa quentinha!
Um beijinho

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá São!
O aspecto desta sopa está fantástico, mesmo. Ador , tem um ar de sustento, uma verdadeira refeição reconfortante. Nunca experiemntei lentilhas na sopa, mas deve ser realmente muito bom. Uma boa sugestão que nos apresentas neste dia 1. ;)
beijinho.

Prata da casa disse...

Olá São: que sopinha com um aspeto mais reconfortante. Apetece saborear de uma bela malga como a que tão bem aqui apresentas.
Bjn
Márcia

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

olá São bem saborosa essa sopa de lentilhas,aqui em casa uso muito bjs Rosinha

Susana Machado disse...

tem um aspecto delicioso!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Olga Rguez disse...

Estupenda y rica sopa! Muy sana!Besos

Marisa Vlasic disse...

Eu adoro lentilhas São e a sua sopa está com um aspecto lindo e muito gostoso!! Adorei a combinação com o alho poró.
Beijinhos

Marisa Vlasic disse...

Eu adoro lentilhas São e a sua sopa está com um aspecto lindo e muito gostoso!! Adorei a combinação com o alho poró.
Beijinhos

Aromascom Amor disse...

Adoro este tipo de sopas consistentes e saborosas!
bj
aromas-com-amor.blogspot.com

Léia Silva disse...

Querida amiga
Com o friozinho que está fazendo, nada melhor do que uma gostosa sopinha!
Adorei a tua receita, pois tem os ingredientes que eu gosto.
Te desejo uma ótima semana
Bjim
Léia

Cabriola disse...

receita perfeita para o mau tempo! deliciosa y suave!
obrigada, amiga!!

Mary - Strawberrycandy disse...

Amiga, esta é sem dúvida uma sopa rica e que o meu marido iria adorar,...
Beijinhos,
Espero por ti aqui:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

kikas disse...

Olá,
Obrigada pela visita!
Sugestão bem diferente mas, concerteza cheia de sabor.
Bjs. e boa semana.

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Hummm... o toque de vinagre balsâmico deve dar um sabor bem especial a esta sopa! Eu não sou fã de lentilhas, mas gostei muito dos sabores!
Beijinhos

Diogo Marques disse...

Bela sopa!! Rica e deliciosa :)
_____________________
aculpaedasbolachas.com

Sílvia Martins disse...

Esse pratinho tem mesmo bom aspecto!
Nunca experimentei lentilhas na sopa...mas deve ser delicioso!
Uma excelente participação!
Beijinho

Sílvia
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

Sofia disse...

Esta sopinha está a chamar por mim.
Também fiz uma de lentilhas e esta ficou muito apetitosa.

Parabéns pela participação.

Tertúlia da Susy disse...

Nunca comi lentilhas mas gostei da ideia, tenho que experimentar.
Bjs, Susana

Leny disse...

¡Deliciosas las lentejas! me encanta porque alimenta mucho y además son muy buenas para el cuerpo.
Sencillas mejor, me comería un plato grande de estas :-D
Lxx

Marisa Valadas disse...

Uma sopa reconfortante e deliciosa

Guloso e Saudável disse...

Olá São,
As sopas são práticas, nutritivas, saborosas, gostamos muito, esta deve ser super saborosa.
Boa semana, beijo,
Vânia

Brisa Maritima disse...

São,

A tua sopa está espectacular, nunca comi as lentilhas na sopa mas fiquei bem curiosa com a tua receita !
Teem um excelente aspecto !
Obrigada por te teres juntado a nós ! :)

Um grande beijinho *

Um toque de canela disse...

Que sopa magnifica, São! Adorei...
Bjs

sandra neiva disse...

Uma sopinha diferente mas com muito bom aspecto, os ingredientes são todos a meu gosto e adoro o sabor do vinagre balsâmico, uma delicia certamente São.

Beijinhos

Paula Vieira disse...

Boa sopinha a que nos trazes. Também gosto de lentilhas nas sopas.

beijinhos

Paula

Isabel Patrício disse...

Gosto de lentilhas mas nunca experimentei na sopa, de certeza que vou gostar.
A tua está com excelente aspeto
Bjns
Isabel

Margarida Abreu disse...

Ola Sao

Eu gosto muito de lentilhas, mas tb te confesso que nunca fiz em sopa e com o aspeto delicioso que a tua tem... deixou-me com imensa vontade de eexperimentar!!

Beijocas

Margarida

Sabores da minha cozinha disse...

Ótima sugestão! :)
Ainda não experimentei fazer sopa com lentilhas, mas estou tentada em reproduzir esta receita. :)
Bjinhos
Margarida

Lena Santos disse...

Também não costumo fazer sopa muitas vezes e para t dizer a verdade nunca comi lentilhas mas a tua sopa está com um aspecto bem apetitoso
Bjokas

Aida disse...

nunca fiz, mas abriste-me o apetite!

NotGuiltyPleasure disse...

Que sopa tão boa, nunca fiz com lentilhas mas fiquei com muita vontade de experimentar esta :)

beijinho*