Panquecas leves e fofinhas


Adoro panquecas mas enquanto muita gente faz para o pequeno almoço eu faço para o lanche.
Andava á procura duma receita e foi encontrar esta no Casal mistério , ficam umas panquecas fofas pois juntam-se as claras sem bater e deixa-se a massa descansar.
Experimentem pois são mesmo uma delicia.

Ingredientes

10 c.(sopa) de manteiga (mais um pouco para barrar a frigideira)
2 ovos grandes
2,5  chávenas de farinha
2 c.(sopa) de açúcar
1,5 c.(chá) de sal
1 c.(chá) de fermento em pó
1 c.(chá) de bicarbonato de sódio
2 chávenas de leiteilho
1/2 chávena de leite
 

Numa tigela deita-se a manteiga (usei vaqueiro liquida por isso não precisei de derreter caso derretam deixam arrefecer um pouco) .
Separam-se as gemas das claras e bate-se as gemas com o leiteilho e o leite , junta-se a manteiga derretida e bate-se mais um pouco.

Noutra taça junta-se a farinha o açúcar, sal ,fermento e o bicarbonato de sódio e deita-se a mistura do leite por cima envolvendo muito bem.
No final juntam-se as claras sem estarem batidas ,misturam-se até desaparecerem da massa.
Deixa-se a massa repousar de 5 minutos a uma hora isto para que ela fique densa mas levemente espumosa.
Depois é só untar uma frigideira antiaderente e fazer as panquecas.
Servi com doce de tomate.

24 comentários:

  1. adoro panquecas adoro mesmo, seja a altura do dia que for :)


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Que belas panquecas!
    Ontem cá por casa o lanche das miúdas também foi panquecas,uma receita super simples do Jamie Oliver.

    ResponderEliminar
  3. Adoro panquecas, que maravilha de aspecto!

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de panquecas e faço-as bastantes vezes, mais quando os meus filhos estão comigo. Estas ficaram tão fofas que deve ser mesmo um prazer degustá-las. Muito interessante o facto de juntarmos as claras sem serem batidas. Hei de experimentar.
    bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. pero que buena pinta tienen! me comeria ese plato! aunque luego reventara, jaja! bicos

    ResponderEliminar
  6. Raramente faço para o pequeno almoço, aqui também fazemos mais ao lanche e sabe tão bem! :)
    Estas estão mesmo apetitosas, bem fofinhas! :)

    ResponderEliminar
  7. Têm um aspecto mesmo fofo e delicioso São.
    Eu também as prefiro para o lanche, pois não sou de comer quase nada de manhã e. para mim, seria impensável comê-las, mas ao lanche, ai sim, que bem que sabem!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Panquecas é coisa que me sabe seja para o pequeno almoço, seja para o lanche, ou até mesmo para o jantar! É algo que todos gostam cá em casa! E gostam delas assim bem fofas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Também as faço ao lanche, confesso que de manhã tenho sempre muuuuuita preguiça. Estas estão bem ao meu gosto, adoro quando elas ficam bem fofas :)
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Também eu adoro panquecas e as tuas estão FABULOSAS. Adorei e vou levar mesmo a receita comigo. Obrigada pela partilha. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. ils sont appétissants et gourmands bravo
    bonne soirée

    ResponderEliminar
  12. Que ricassss, me encantan,aunque hace ya tiempono las hago,probare estas laproxima vez que las haga, besos

    ResponderEliminar
  13. Leves...fofinhas...e aposto que deliciosas!!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  14. Que bien te han quedado Sao, y que ricos se ven, en casa nos encantan y los estoy viendo y me entra el hambre reina, un bocado delicioso..Bess

    ResponderEliminar
  15. Ummm Vaya pinta más buena tienen!! me encantan y con la pinta que tienen me comeria el plato enterito, no te dejaba ni las miguitas
    Besos guapetona

    ResponderEliminar
  16. Una delicia pura, solo verlas entra el apetito, que ricas tienen que estar y las fotos divinas.

    Besines

    ResponderEliminar
  17. Una de mis meriendas preferidas, te han quedado estupendas, muy ricas, besos

    ResponderEliminar
  18. Lindas com um aspecto bem guloso adorei, obrigado pela partilha, beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Per una straordinaria colazione!!!!

    ResponderEliminar
  20. Panquecas leves e fofinhas é comigo! Que bela torre :D

    ResponderEliminar
  21. Gosto muito de panquecas, é o pequeno almoço de domingo :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  22. Antes era mais de crepes mas agora também adoro panquecas e quando são fofinhas, ai que tentação! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  23. p-e-r-f-e-i-S-ã-o!!! e não é erro, é uma mistura de perfeito + São! ;)

    ResponderEliminar

Por falta de tempo não entro em desafios nem aceito selos, agradeço na mesma.
Obrigada pela visita.
Voltem sempre....