Guisado de lentilhas e batatas


Há muito que não fazia lentilhas , a verdade é que durante cinco meses trabalhei em dois restaurantes diferentes e a minha alimentação deixou de ser tão saudável , quem trabalha nessa área sabe que não se tem hora para comer e por vezes só o cheiro da comida tirava-me a fome, isso fez com que perde-se 9 quilos.
Infelizmente estou desempregada e agora tento voltar ás comidas mais saudávies e a tentar recuperar algum peso perdido.

Esta receita é inspirada numa da revista Continente Magazine.


Ingredientes:

  • 2 batatas pequenas
  • 1 cebola pequena 
  • 1 dente de alho
  • lentilhas cozidas
  • 1 c.(sopa) de caril em pó
  • 1 tira de pimento vermelho
  • 3 ramos de broculos
  • sal e pimenta
  • água
Num tacho deita-se a cebola picada o alho e o pimento em cubos rega-se com um pouco de azeite e leva-se ao lume a refogar, deixa-se cozinhar cerca de 5 minutos mexendo de vez em quando.
Junta-se o pó de caril e mistura-se bem.


Juntam-se as batatas cortadas em cubos e os ramos de broculos , temperam-se com sal e pimenta , deita-se um pouco de água e deixam-se cozinhar se necessário adiciona-se mais água.

Quando estiverem quase cozidos adiciona-se as lentilhas , e deixa-se cozinhar cerca de 10 minutos.
Rectica-se os temperos e serve-se de seguida polvilhado com salsa picada.
Nesse dia tinha feito um pão com farinha de centeio e farinha de grão , foi o acompanhamento deste guisado.

 





26 comentários:


  1. Ficou excelente São Ribeiro. Espero que encontre um emprego rapidamente.
    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Está com um aspecto maravilhoso, bem me servia para o meu almoço :)
    Aproveita para recuperar, em pouco tempo estarás a trabalhar novamente!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Oi São querida!
    Precisei descansar um pouquinho pq estava muito cansada mesmo!
    Adorei essa salada, estou mesmo precisando de receitinhas deliciosas como essa pq o calor aqui está demais!
    Bjsss amiga e um ótimo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  4. Que bela dica, faz tempo que quero fazer lentilha. Está com uma aparência maravilhosa.
    Estou torcendo para encontrar um bom emprego. E continue fazendo delicias para tuas refeições.
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Está com uma aparência deliciosa! Um prato bem simples,mas de certeza delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. São,
    Aqui em casa eu faço sempre lentinhas, principalmente farofa eu adoro!
    O seu prato ficou lindo e saudável, ótima sugestão, vou fazer!

    Bjs, bom fim de semana! ♥

    ResponderEliminar
  7. Me ha encantado este guiso, que bien te ha quedado, esta de cine que pintaza, un plato sano y la mar de rico seguro...Bess

    ResponderEliminar
  8. Ai São, desculpa mas até fiquei com inveja desses 9 quilos perdidos!!
    Eu para perder 9 gramas tenho de passar fome. Literalmente FOME... a sério...
    Bom, mas invejas à parte, lol, amo lentilhas e adorei esta tua combinação!!
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Gostei bastante da tua sugestão :)

    ResponderEliminar
  10. Que ricase estas lentejas. Muy saludables.buen fin de semana

    ResponderEliminar
  11. Un plato muy sano, te han quedado muy buenas, besos

    ResponderEliminar
  12. Olá São!
    Eu adoro lentilhas e ainda assim não as utilizo tantas vezes quanto gostaria.
    Ainda esta semana fiz uma sopa deliciosa com lentilhas vermelhas que irei publicar brevemente. :)
    Gostei do teu guisado, deve ser delicioso e é mais uma receita de lentilhas para eu experimentar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. QUe delicia, eu adoro lentilhas e batatas, vou fazer sem dúvidas.
    Me visita
    Beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  14. Una opción estupenda para preparar las lentejas, me encantan este tipo de platos de cuchara, son deliciosos y el tuyo tiene una pinta inmejorable,.

    Besines

    ResponderEliminar
  15. me gusta tu guiso, es diferente a lo que yo hago osea que me quedo con la idea.
    por cierto las panquecas me han encantado.
    besos crisylaura

    ResponderEliminar
  16. Que belo guisado! E eu que adoro lentilhas!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  17. Una receta muy buena y sana y que lo trasmite muy bien solo con verlo en la foto.
    Bss

    ResponderEliminar
  18. une assiette parfaite et gourmande
    bonne soirée

    ResponderEliminar
  19. Un plato divinisimo no lo siguiente ademas de estar delicioso.
    Bicos mil wapa.

    ResponderEliminar
  20. Qué ricas... yo las pongo una vez por semana y en casa nos encanta :-)

    Un besín.

    ResponderEliminar
  21. Só fiz lentilhas uma vez, mas com esta sugestão fiquei tentada a repetir :D

    ResponderEliminar
  22. Mi querida Sao, tienes que estar divinas estas lentejas, me ha parecido un plato sano y rico, a ver si pronto encuentras trabajo, la verdad que lo del paro esta por todos los sitios. Mil besicos cielo

    ResponderEliminar
  23. Um rico prato, por acaso nunca usei lentilhas, talvez um dia destes!!

    ResponderEliminar
  24. as fotos estão cada vez mais bonitas e este prato uma delícia!

    ResponderEliminar

Por falta de tempo não entro em desafios nem aceito selos, agradeço na mesma.
Obrigada pela visita.
Voltem sempre....