Bolo gelado de maracujá com molho de caramelo salgado

 


Sei que os dias ainda estão frios para comer gelados mas este bolo gelado sabe tão bem que vale a pena fazer.

Vi  a Nigella fazer anotei a receita mas achei que ia dar pouco então pensei em dobrar a receitas , ela usava maracujá frescos eu como não tinha comprei uma lata de polpa e acabei por usar toda.

O molho de caramelo salgado fiz á minha maneira.

 Receita aprovadíssima. 





Ingredientes:
  • 600 ml de natas frescas
  • 1 lata de polpa de maracujá com pevides
  • aroma de laranja
  • 10 suspiros
Para o caramelo salgado:
  • 200 g de açúcar 
  • 120 ml de natas
  • 90 g de manteiga
  • 1 pitada de sal

Batem se as natas mas não precisam ficar em chantilly , adiciona-se a polpa de maracujá e envolve-se , depois junta-se o aroma de laranja e mexe-se.
Desfazem-se grosseiramente os suspiros e envolvem-se,
Passa-se uma forma por água fria e forra-se com pelicula aderente, eu usei uma caixa de plástico com tampa.
Deita-se o creme para a forma tapa-se e leva-se ao congelador de preferência dum dia para o outro.
 
Para o caramelo salgado leva-se uma panela ao lume com o açúcar e vai-se mexendo  até ele derreter e ficar acastanhado , e completamente derretido ai deita-se a manteiga mexendo sempre .
Por ultimo junta-se as natas pouco a pouco mexendo sempre , retira-se do lume e junta-se uma pitada de sal ,mexe-se e deixa-se arrefecer.
No momento de servir desenforma-se o gelado e rega-se cada fatia com o caramelo salgado.

14 comentários:

  1. O aspeto é delicioso. Deixou-me com água na boca.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e ainda por cima deve ser uma autentica maravilha...um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. woaunh deve ser super bom tem tudo que gosto humm bjs saude

    ResponderEliminar
  4. En casa tomamos helado todo el año y si es casero mejor, no se si encontraré maracuyá en conserva pero si es así probaré tu receta, en casa seguro será bienvenida. Un beso

    ResponderEliminar
  5. Hola! Se ve de lo más apetecible, que bueno tiene que ser.
    Un beso!! cuidaros mucho :)

    ResponderEliminar
  6. Buenísima mezcla de sabores...me encanta!besos

    ResponderEliminar
  7. Que delicia de postre! Tiene una pintaza, que rico, es totalmente de mi gusto y te aseguro que me comería un buen trozo, es verlo y a una se le pone agua en la boca, me encanta y tomo nota...Bess

    ResponderEliminar
  8. Nunca está demasiado frio para um gelado! :) Parece-me muito bom!

    ResponderEliminar
  9. Una combinación perfecta que invita a probarlo, ha llamado mi atención y me he detenido a leerte. Agradecida.
    Cariños.
    kasioles

    ResponderEliminar
  10. Uau São. O bolo deve ser delicioso mas o toque do caramelo salgado conquistou-me.
    E quanto a gelados ser coisa de Verão, também acho que sabe bem em qualquer altura desde que nos apeteça.

    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Los helados siempre están ricos, no tienen época, al menos para mi!! Muy rico!!

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha de gelado!!

    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  13. Que delícia,.....
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Por falta de tempo não entro em desafios nem aceito selos, agradeço na mesma.
Obrigada pela visita.
Voltem sempre....