Bolachas de alfarroba

Tinha um resto de farinha de alfarroba e queria acabar com ela, procurei no sr.google uma receita e encontrei esta que me agradou.
Não usei amêndoa porque não tinha e como não tinha farinha de amêndoa usei a farinha de alfarroba toda que tinha,eram 65 g.



2oo g de farinha de trigo
65 g de farinha de alfarroba
65 g de açúcar
100 g de manteiga
2 ovos
1c.(chá) de fermento em pó

Colocam-se os ingredientes numa tigela e misturam-se bem com uma colher de pau.
Com as mãos fazem-se umas bolinhas que se colocam num tabuleiro forrado com papel vegetal untado.

Achatam-se as bolas e vão a cozer cerca de 15 minutos.
Retiram-se e deixam-se arrefecer .

70 comentários:

Maribel - Belmari disse...

Hola Sao, que bie has aprovechado la harina...te quedaron muy bien estos bollitos!! En la coccina siempre hay que tener recursos...
Besitos guapa

Mila disse...

Nunca he preparado nada con harina de algarroba y mira que en tierra se ven mucho esos arboles
besos

jose manuel disse...

Que pinta tan interesante, se ve muy rico.

Saludos

Mi toque en la cocina disse...

Que buena pinta. Me apunto la receta.
Un besito desde Las Palmas.

Isabel Salvador disse...

devem ser tão boas amiga, adoro....bjokitas

Guloso e Saudável disse...

Bom dia São,
É grande a minha curiosidade pela utilização da farinha de alfarroba, estas lindas bolachas, bolinhos ficaram bonitos e apropriados para um lanche, comia agora um ou dois.
Beijo.
Vânia

Fe-i*ká disse...


Harina de algarroba!!!! Una receta de galletas sorprendente.
Saludos.

Histórias e Aromas disse...

Para lá de bom amiga!
Que lindas q ficaram!!!
Beijinho!

Belinha disse...

Nunca experimentei utilizar farinha de alfarroba, mas pelo que eu tenho visto e pelo aspecto destas bolachinhas deve ser bem bom
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

Mary disse...

Deben estar buenísimas, qué pinta más extraordinaria tienen!!!

Belocas disse...

Há muito que procurava uma bolachinhas de alfarroba.
Estas estão liiiiiiiiindas!
Bjs

OnePlusTwo disse...

Parece-me muito bem :)

oneplustwoblog.blogspot.pt

Su disse...

Também costumo fazer várias versões de bolachas de alfarroba e lá por casa são um sucesso :)

María Jesús disse...

Que buena pinta, yo no lo he probado nunca pero se ve genial…...

vitamina-abc disse...

Que belo petisco, já marchavam as bolachas e o iogurte!
Bjs

Margarida Abreu disse...

Sao, bopm dia minha linda!!! E que belas bolachinhas, fiquei com vontade de experimentar, mas a minha gatinha marota, aqui ha dias decidiu trepar á estante da despensa e depois de varios avisos caiu e trouxe atras dela a minha farinha de alfarroba que lhe caiu em cima... logo de momento nao tenho... mas fiquei encantada!!!

Beijocas

Margarida

Verdinha disse...

Olha bolachinhas de alfarroba! ha qto tempo nao como! Nao sei porque mas a farinha acabou e nao voltei a comprar!! Adorei estes biscoitos :)

Cozinha em sarilhos disse...

Tenha imensa curiosidade em saber o saber que a farinha de alfarroba dá. Esta receita parece bem simples para fazer a primeira experiência... :)

Luisa Alexandra disse...

Estão mesmo lindos esses biscoitos, que maravilha!

Ricardo Tiago disse...

bem... posso levar? é que ainda não tomei o pequeno almoço!
Beijinhos

Andréa disse...

São,
nunca provei essa farinha, as suas bolachas ficaram com uma cor linda e pelo aspecto uma delícia!
bjs ♥

Ana Rita disse...

São, adorei a sugestão! Também tenho um pacote quase inteiro, e tenho de lhe dar uso, por isso, acho que vou levar a receita comigo! :)
Beijinho

Cidália disse...

Que lindas bolachinhas!
Bjs

Pilar disse...

nunca he usado esa harina, pero esas galletas tienen un aspecto realmente rico.
Besos

Marlene Teixeira disse...

Que bela sugestão!

Gostei...

bjs

http://from-pot-to-the-heart.blogspot.pt/

Ana Rita disse...

Gosto da conjugação do pote de iogurte e das bolachinhas negras!!!!
Hummm...
Bjoka
RIta

Léia disse...

São minha querida amiga, como você consegue fazer tantas delicias e ainda se manter em forma desse jeito.
Cada delicia que você faz por aqui que me deixa sempre babando.Beijos querida, tenha um dia repleto de alegrias.

Mary - Strawberrycandy disse...

Adorei a sugestão destas bolachinhas,...
Beijinhos,
http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

M & M disse...

Que bela apresentação :)

Rachel disse...

Estão lindos estes biscoitos!

frango do campo disse...

que maravilha :)
que cor linda :)
comprei farinha de alfarroba para fazer um bolo mas com o resto vou aproveitar para umas belas bolachinhas :)beijinho

Beth disse...

Hummmm... estas bolachinhas estam mesmo a chamar por mim so o aspecto delas abre logo o apetite, adorei, bela apresentação!

Bjs

Paula Vieira disse...

Uma delicia esses bolinhos, também gosto de utilizar a farinha de alfarroba.

beijinhos

Paula Vieira

Joana disse...

Que verdadeira delicia São :) E que fotogradias perfeitas!
Fiquei tentada a provar!
Um grande beijinho

Addicted disse...

Ficaram com um aspecto delicioso!
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Papoila disse...

Gosto muito de bolachas de alfarroba e tambem ja as fiz. Ficam ótimas. adoro
Bjs
rosario
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

piteis da dinha disse...

Ai amiga, que bolachinhas mais apetitosas. Como n/ posso provar as bolachas, vou dar uma pausa nas minhas visitas e tomar pelo menos 1 xícara de café. Fazer o que né amiga?
Adoraria tomar o café acompanhado dessas delícias....

Bjssssssss minha amiga querida.

Miguel Hinojosa disse...

Sinceramente una receta desconocida para mi....la verdad es que se ve muy interesante...asi que con tú permiso me copio la receta.
Besos
Miguel
lareposteriademiguel.com

Gina disse...

São.
Que negrinhas mais gostosas!!!Adorei a textura, ficaram bonitas.
Beijinhos da Gina

Mafalda disse...

Hummmmm.... que boas São... maravilha. Vivi os meus primeiros 8 anos no Algarve por isso Alfarroba leva-me sempre se volta à infância.. :)
Um beijinho

Ginja disse...

Roubava já umas quantas :)
Sabes como adoro tudo com alfarroba.
Ficaram tão lindas.
Um beijinho.

Sabor no Prato disse...

Oi São! Que delícia estas bolachas!!

Abraços, Fabiana.
www.sabornoprato.com

Léia Silva disse...

Querida São
Achei tuas bolachas com um aspecto delicioso!
Nunca comi nada com alfarroba, espero encontrar por aqui, pois fiquei com vontade de experimentar!
Bjim
Léia

Pilar. Cook and Spoon disse...

Gracias por la receta porque tengo harina de algarroba que compré precisamente en Portugal. Vivo muy cerca de la frontera y voy con mucha frecuencia. Besos.

MINHA VIDA DE CAMPO disse...

Que delicia essas bolachas. A cor esta linda e apetitosa, só tem coisa que desconheço, o que farinha de alfarroba?
Tenha uma ótima semana.

Maria Teresa Aleman disse...

Qué delicia Sao, ummmmm, de verdad quiero una de estas!!!

Besitos..

Prata da casa disse...

Olá São: também tenho um resto de alfarroba no armário e esta sugestão agradou-me imenso,sendo eu fã de fazer bolachinhas.Ficaram com ótimo aspeto.
Bj
Márcia

Maria disse...

Gostei imenso destas bolachinhas. Veem mesmo a calhar pois ando em experinecias com esta farinha tao saborosa.
Beijinhos
Maria

A Paixão da Isa disse...

nunca comi com essa farinha mas que elas estao mt fofinhas la isso estao e mt bonitas bjs

Uma pitada de sal, duas de carinho disse...

Que lindas e maravilhosas bolachinhas;) Estão com uma consistência perfeita. Adoro o sabor da alfarroba, nos bolos fica deliciosa, tenho que provar em bolachinhas;) beijinhos

Josy disse...

E que lindas ficaram Sãozinha, já provei farinha de alfarroba, mas confesso que prefiro o chocolate hehe. Beijinhos miga

Lenita disse...

olá São,
Também tenho uma saquinho aberto a precisar de ser gasto...gostei desta receita!
Gostei mais ainda a apresentação, o frasquinho com leite está um primor!
Bjs

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Ficaram bem bonitas estas bolachas!

beijinhos

luci disse...

Que delícia de biscoitos eu ainda nào conheço essa farinha vou procurar para experimentar
beijos

Vera disse...

olá São,
sou fã de doces com farinha de alfarroba...tem um aroma e um sabor inigualável...gostei muito dos teus bolinhos, só podem ter sido um sucesso!beijinhos grandes

Ondina Maria disse...

é uma lata cheia delas para esta mesa por favor!

FAZENDO ARTE disse...

Olá São, vim conhecer este cantinho tão lindo e fiquei encantada com as delicias que vi por aqui!
Acho que engordei alguns quilinhos só de olhar!
Beijos e uma ótima noite, Oslaine.

Blog do Chocolate disse...

As bolachas ficaram uma tentação, comia algumas agora !

Beijos

saboracasa disse...

impossivel ficar só por comer 1! adorei a partilha

boa semana :)

saboracasa disse...

impossivel ficar só por comer 1! adorei a partilha

boa semana :)

sofiaaurora disse...

Pero que delicia nos preparas y que manos tienes, de lujo total, besos
Sofía
mildieasmilproyectos

garlutti disse...

Hola SAO ..nunca utilicé la harina de algarrobo , por esta zona nuestra no es muy conocida , las galletas se ven etupendas tomo nota para hacerlas , bicos

Marly disse...

São,

Farinha de alfarroba é um dos ingredientes que tenho vontade de usar, pois deixa as massas com um aspecto semelhante ao das que levam chocolate ou cacau, não é?
As bolachinhas ficaram com um aspecto muito apetitoso!

Beijo

Receitas de Sedução disse...

Lindas e deliciosas!
Adorei!


Beijinhos

Aurea Sá

Joana disse...

Também tenho um resto de farinha de alfarroba para gastar, ainda vou fazer esses biscoitos! :D

Beijinhos :D

Romy Almeida disse...

Que engraçado... as voltas que uma receita dá lol
Segui os links dos respectivos blogues e vim a descobrir que esta receita foi baseada numa que já fiz do livro base da bimby (bolinhos da Olinda) e que por sinal adorei :D
Gostei muito da tua sugestão, com alfarroba devem ter ficado deliciosos :P

Bjs

Cozinha da Monica disse...

São, acredita que não conheço alfarroba? mas, já ouvi falar maravilhas dela. Seus biscoitinhos ficaram um arraso. Adorei. bj.

Jota disse...

Ficaram deliciosas!
Acompanhadas de um copo de leite, belo lanche. ;)

Jota
http://searchncook.blogspot.pt/

Salsa Verde disse...

Já tinha cá estado a espreitar esta tua receita e também já está na minha lista dos a testar, pois adorei!!
Beijinhos grandes,
Lia.

Anónimo disse...

Olá São, quero agradecer a partilha desta receita, pois vou fazer estas bolachas de alfarroba.
Adorei o Blogger !
Manusoares